Receba nossa newsletter

Saiba sobre nossos eventos, cursos,
artigos e muitas outras novidades.


+55 21 2551-1032 +55 21 2551-7647

Teste do sistema representacional preferencial
Você é representado por três sistemas:


Cinestésico





O cinestésico pensa sentindo. Pode parecer estranho, mas rapidamente podemos identificar como isso acontece na prática. Se você tem predominância no sistema representacional cinestésico, repare se você costuma falar mais devagar e baixo, com uma respiração mais profunda e gestos direcionando para baixo. Você usa muito a linguagem do toque, das emoções e utiliza as frases como:

Que pessoa fria!

Sentiu esse cheiro?

Sinto isso em meus ossos.

Não estou conseguindo pegar essa ideia.

Segura um segundo.

Para você é preciso sentir o que está pensando e falando. Então geralmente você descreve lugar, por exemplo, a partir de sensações de frio, quente, calor, suave, gostoso, perfumado usando o verbo sentir, pegar, tocar etc.




Visual





O visual pensa vendo imagens. Para tudo que você diz, aparece uma imagem na sua cabeça. Essa imagem geralmente passa muito rápido e por isso você fala rápido e alto para acompanhar seu pensamento. Seu movimentos são mais direcionados para o alto, na altura da sua visão e você custuma usar as frases:

Isso vai lançar uma luz sobre o assunto.

Sem sombra de dúvida.

Eu estou conseguindo ver o que você quer dizer.

O futuro parece brilhante.

Não temos o mesmo ponto de vista.

Para você todo pensamento remete uma imagem. Por isso geralmente você descreve um lugar, por exemplo, ilustrando o que você viu como nebuloso, escuro, claro, iluminado e usa os verbos imaginar, observar, ver, olhar etc.




Auditivo





O auditivo pensa ouvindo. Ele conversa consigo mesmo para entender seu pensamento. Sua respiração acontece em velocidade ritmada média e por isso sua voz é sonora. É possível que numa conversa, sem perceber você vire a cabeça ligeiramente de lado para ouvir melhor o que a outra pessoa está falando. Você geralmente usa as frases:

Isso é grego para mim.

Ele ainda não chegou no tom da conversa.

Nunca ouvi você falar disso.

Preciso soletrar palavra por palavra.

Isso não é maneira de falar.

Para você as coisas tem um som e geralmente você usa sonoplastia para descrever um lugar que você visitou por exemplo, usando: "Então eu cheguei lá e o cara discutiu comigo "blablabla", até que um coral harmonioso começou a cantar." Os verbos mais utilizados ao contar as histórias são ouvir, contar, silenciar etc.




Conheça o outro sistema representacional:


Digital


O digital pensa fazendo abstrações e, em geral, seus processos de pensamento e linguagem são orientados de forma neutra. Ou seja, esse estilo ...


Saiba mais
Palestras gratuitas


Contato






Código de segurança:

verification image, type it in the box

Localização

Praia do Flamengo, 278 - 2º Andar - Rio de Janeiro +55 21 2551-1032 +55 21 2551-7647 inap@pnl.med.br

Acesso exclusivo a turmas


2012 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por GestãoMKT